Publicidade

Conheça as cidades submersas mais misteriosas do mundo

Se você adora história antiga, conheça as cidades submersas mais misteriosas do mundo. Afinal, elas revelam mistérios da humanidade. Ou seja, vale a pena saber mais sobre o tema!

Por isso, se você também se encanta por esse assunto, conheça as cidades submersas mais misteriosas do mundo. Veja!

Conheça as cidades submersas mais misteriosas do mundo

Thonis-Heracleion – Egito

A cidade submersa de Thonis-Heracleion, localizada no Egito, é um verdadeiro tesouro arqueológico. Durante séculos, acredita-se que a cidade tenha sido apenas um mito, até que arqueólogos subaquáticos a descobriram em 2000.

Conhecida como a Veneza do Egito, Thonis-Heracleion foi um dos grandes centros portuários do mundo há 2.300 anos, situada na baía de Abu Qir, no delta do rio Nilo.

Publicidade

Era responsável por controlar o comércio egípcio e seu porto movimentava uma grande quantidade de mercadorias.

De acordo com pesquisadores, a cidade foi construída em torno de um grande templo e era interligada por uma rede de canais, formando pequenas ilhas que abrigavam casas e santuários.

No entanto, a mesma água que era essencial para o funcionamento da cidade também foi a causa de sua queda. A civilização de Thonis-Heracleion foi engolida pelo Mar Mediterrâneo no século VII, devido à subida gradual do nível do mar e ao colapso do solo instável da região.

A descoberta da cidade submersa foi liderada pelo pesquisador Franck Goddio e sua equipe.

A primeira descoberta notável foi a enorme cabeça de uma das estátuas da época.

Isso porque, ao longo das pesquisas, encontraram muitos artefatos, incluindo:

  • gigantes estátuas de faraós,
  • embarcações antigas,
  • âncoras,
  • moedas de ouro e
  • cestas com frutas.

Muitas das estátuas encontradas, feitas de granito e diorito, estão perfeitamente preservadas pela água, chegando a ter quase 5 metros de altura.

Além das estátuas, os arqueólogos também encontraram os restos de um enorme templo construído em homenagem ao deus Amon-Gereb, bem como pequenos sarcófagos usados para enterrar animais oferecidos aos deuses. As descobertas arqueológicas em Thonis-Heracleion continuam a acontecer, revelando mais informações sobre a história e a cultura dessa cidade submersa.

Conheça as cidades submersas mais misteriosas do mundo ( Imagem: Twitter)

Shi Cheng fica na China e é uma das cidades submersas mais misteriosas do mundo (Imagem: Twitter)

Shi Cheng – China

Outro local fascinante é Shi Cheng, conhecida como a Atlântida chinesa. Localizada a 40 quilômetros de Shanghai, a cidade foi um importante centro político e econômico da província de Zhejiang.

Construída no século I durante a Dinastia Han Oriental, Shi Cheng ficou submersa em 1959 para a construção de uma usina hidrelétrica.

Permaneceu esquecida sob 40 metros de água por meio século, até que redescobriram em 2002.

A cidade submersa de Shi Cheng é uma atração turística e foi aberta à visitação como um museu subaquático em 2017.

Os visitantes podem explorar a arquitetura bem preservada da cidade, que inclui grandes templos, arcos memoriais, residências e ruas pavimentadas. Estátuas de dragões e leões, típicas da cultura chinesa, são encontradas por toda a cidade.

Yanoguni- Japão

Por fim, temos o Monumento Yonaguni, localizado no Japão. Essa estrutura subaquática gera debates entre os pesquisadores, pois se assemelha a uma pirâmide retangular com degraus perfeitamente organizados.

Acredita-se que o monumento tenha mais de 10 mil anos e possa ser o resquício de uma civilização perdida no Pacífico.

No entanto, há controvérsias sobre a origem do Monumento Yonaguni.

Enquanto alguns acreditam que seja uma construção feita pelo homem, outros argumentam que seja uma formação rochosa natural.

Geólogos apontam que a estrutura está conectada a uma massa rochosa maior e que as camadas bem definidas se formaram ao longo do tempo, devido a fenômenos geológicos.

Embora a verdadeira origem do Monumento Yonaguni permaneça em debate, a estrutura continua a fascinar mergulhadores e visitantes.

A possibilidade de explorar de perto essa formação misteriosa atrai muitas pessoas, permitindo que elas testemunhem um fenômeno geológico único.

Dessa forma, Thonis-Heracleion, Shi Cheng e o Monumento Yonaguni são exemplos impressionantes de cidades submersas que revelam segredos do passado.

Isso porque, esses locais nos mostram a riqueza da história e da cultura que podem estar escondidas sob as águas, desafiando nossa compreensão e despertando a curiosidade de arqueólogos e exploradores.

Além disso, cada descoberta traz novas perspectivas sobre o passado e nos permite vislumbrar um mundo submerso que, de outra forma, permaneceria desconhecido.

Veja também: Cuidado! Veja 5 golpes de celulares que estão em alta

Dessa forma, agora que você sabe mais sobre a história da humanidade, é só continuar acompanhando para não perder nenhuma novidade sobre esse assunto.

Continue navegando com a gente!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Aplicativo para ajudar na saúde e bem-estar!

Aplicativo para ajudar na saúde e bem-estar é uma excelente maneira de estar por dentro de tudo que acontece […]

Leia mais
Medidor de pressão pelo celular. Veja como fazer isso!

Muitas pessoas estão usando medidor de pressão pelo celular, portanto se você sofre de hipertensão esses aplicativos podem ajudá-lo […]

Leia mais
Veja como usar aplicativos de DJ para celular

Atualmente equipamento especial para DJ costuma ter um custo muito alto e muitas pessoas não tem acesso. Por conta […]

Leia mais