4 dicas para comprar motos de leilão do Detran
Muitos brasileiros têm conseguido realizar o sonho da primeira moto ou de conquistar a moto dos sonhos através dos leilões do Detran.
Afinal, neles é possível adquirir veículos de boa procedência por um preço bem acessível que não pesa no bolso e nem compromete tanto o orçamento.
Se você ficou interessado e quer saber como comprar as motos de leilão do Detran de um jeito simples e sem arrependimento, veja todas as informações que preparei pra você.
Como comprar motos de leilão do Detran sem se arrepender
1. Pesquise e conheça os principais e melhores leilões
Se você quer ter um bom desempenho na hora de participar de um leilão e conseguir adquirir a tão sonhada moto no leilão, é preciso que você entenda como funciona esse evento e tudo começa pela escolha de uma empresa específica.
Para isso, é fundamental visitar o site para conhecer melhor ou se dirigir até o local do evento e conversar com a equipe organizadora.
Neste sentido, é importante saber que a grande maioria desses leilões ocorrem em lotes, e a empresa que está produzindo, anuncia em diversos canais, como:
- TV
- jornais
- rádio
- internet
Outra dica importante é se atentar aos anúncios das vitrines virtuais, onde muitas empresas colocam motos que são apenas ilustrativas.
Ou seja, antes de fazer o lance, verifique se o veículo pretendido é mesmo o da foto ou se a imagem é meramente ilustrativa para indicar uma moto, sem no entanto se tratar da disponível para arrematação.
Por isso, é sempre indicado comparecer ao pátio na data estipulada no edital, para verificar melhor o estado da moto pretendida e assim, evitar desentendimentos ou arrependimentos futuros.
2. Escolha a moto correta
Uma dica importante é verificar se a moto desejada é importada. Afinal, no leilão é difícil mensurar se de fato estão em boas condições e, caso precise de manutenção, estas podem sair mais caras do que o valor da moto.
Por isso, é recomendado que busque modelos populares e que os custos de manutenção sejam mais acessíveis, para que o investimento realmente valha a pena.
3. Guarde um dinheiro para investimento reserva
Apesar da maioria das motos de leilão terem uma boa procedência, é sempre possível que tenha algum serviço a ser feito. Por isso, é recomendado que, ao comprar uma moto de leilão, o arrematante guarde dinheiro.
Afinal, em alguns casos, elas podem vir com multas e outros custos em atraso, deixadas pelo antigo proprietário ou alguma manutenção a ser feita, como dito anteriormente.
Portanto, identifique possíveis gastos antes de apresentar o lance, e caso resolva dar, procure ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos.
Afinal, existem também taxas adicionais a serem pagas, como por exemplo:
- 5% do lance ao leiloeiro ou empresa que produz o leilão,
- débitos de IPVA e DPVAT,
- além de transferência da moto para o nome do comprador.
4. Limite um valor que está disposto a pagar
Como o leilão também envolve sentimentos de desejo e competitividade em muitos participantes, é recomendado estipular quanto está disposto a investir em uma moto.
Assim, quando chegar no valor estipulado, você terá menos chance de continuar em uma negociação que talvez não seja mais tão vantajosa.