4 dicas para restituição do Imposto de Renda
Ficar em dia com o leão é uma obrigação dos brasileiros a cada ano que passa. Portanto, esse artigo vai te ajudar com 4 dicas para restituição do Imposto de Renda.
De acordo com os especialistas, a palavra de ordem é organização. Abaixo, você confere os conselhos de Gustavo Cerbasi, referência em inteligência financeira e sócio da plataforma de planejamento financeiro SuperRico. O profissional elencou as dicas em entrevista ao site Valor Investe.
4 dicas para restituição do Imposto de Renda
Autodeclaração
Segundo Gustavo, o ideal seria que o próprio contribuinte fizesse a declaração do IR, principalmente para ter clareza sobre os gastos. Vale lembrar que deve prestar contas quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O programa da Receita Federal já está disponível para download.
Possibilidades
Previdência
De modo geral, despesas com gastos médicos, dependentes e educação são outras possibilidades de abatimento fiscal e diminuição da base de cálculo do IR. Isso, claro, se o contribuinte tiver os comprovantes. Ademais, a contribuição ao INSS e previdência privada também entram nesse grupo. Aliás, a previdência, segundo especialistas, pode servir como uma espécie de “poupança a longo prazo”.
Dedução diferente
Uma alternativa diferente é para quem sofreu perdas em fundos de investimentos. A pessoa pode deduzir parte dos valores da base de cálculo do IR. Neste caso, se o contribuinte, após o desempenho negativo, decide migrar para outro fundo da mesma Pessoa Jurídica e Regime Tributário, há como abater perdas por meio de ganhos futuros. Os detalhes, contudo, valem ser consultados com cada corretora de valores ou banco.
E aí, gostou das dicas para restituição do imposto de renda? Para mais notícias, siga acessando Jornal Manchete!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .