IA consegue identificar resfriado pela voz
Uma ferramenta de inteligência artificial (IA) analisou diversas pessoas voluntárias para identificar resfriado pela voz delas.
Os índices de acertos nos diagnósticos que o programa alcançou ainda foram bastante baixos (69,9%). Desta forma, ainda é impossível afirmar que esta tecnologia será útil em breve em consultórios médicos.
No entanto, os parâmetros de frequência da voz das pessoas voluntárias permitiram identificar doença. Portanto, se você quiser saber como funcionou a pesquisa que possibilitou a IA de identificar resfriado pela voz, continue lendo este artigo!
Como a IA conseguiu identificar resfriado pela voz?
Os cientistas realizaram um teste que consistia em solicitar aos voluntários que contassem até 40 e, depois, lessem uma fábula de Esopo para crianças. Deste modo, o programa era capaz de identificar instantes em que a voz dos participantes apresentava alterações inesperadas.
Estas, por sua vez, são comuns em pessoas que estão com dor de garganta ou coriza, os sintomas mais comuns do resfriado.
Leia também: Conheça professor que viverá 100 dias debaixo d’água
Metodologia da pesquisa
Os responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa foram programadores da Universidade Sardar Vallabhbhai. Além disso, o periódico Biomedical Signal Processing and Control publicou o estudo em primeira mão.
Para a realização do estudo, portanto,, os pesquisadores analisaram trechos da voz de 630 alemães. Depois disso, estes ainda passaram por exames que tinham como objetivo comprovar o diagnóstico.
O objetivo do estudo, segundo os pesquisadores, foi reduzir a quantidade de pessoas que circulam com sintomas de gripes, resfriados e demais doenças do trato respiratório e que podem, desta maneira, contaminar outras pessoas.
Saiba mais sobre tecnologia! Acompanhe o Jornal Manchete!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .