Carteira de Trabalho Digital no celular? Veja como obter
A Carteira de Trabalho Digital é a maneira mais atual de realizar registros trabalhistas de todo cidadão brasileiro uma vez que o Governo Federal passou a disponibilizar uma ferramenta completa com esta finalidade que, além de evitar o desgaste e extravio dos documentos, ainda o tempo de emissão dos documentos gerando uma grande economia para o país e para o cidadão.
A Carteira de Trabalho Digital é hoje a mais nova forma oficial de registros trabalhistas oferecidos no Brasil.
Afinal, desde 2019, as anotações relativas aos contratos de trabalho no país devem ser feitas de forma digital.
Por isso, é fundamental que o trabalhador obtenha sua Carteira de Trabalho Digital, que é um meio oficial, seguro e disponibilizado pelo Governo Federal para todos os brasileiros inscritos no CPF.
Como obter a Carteira de Trabalho Digital
Para obter a carteira de trabalho digital, o cidadão precisa cumprir alguns passos simples:
- Realizar uma conta autenticada no site oficial do Governo Federal brasileiro.
- Solicitar a emissão da carteira de trabalho digital pelo site do Ministério da Economia.
Além desses passos, o trabalhador pode ainda acessar através do aplicativo disponível tanto na Play Store (IOs), quanto no Google Play( Android).
Vale lembrar que o aplicativo é bastante leve e ocupa cerca de 20 MB de espaço do dispositivo, o que facilita o acesso sem maiores dificuldades.
O que a Carteira de Trabalho Digital oferece
A forma digital da CTPS disponibiliza todas as informações pertinentes ao contrato de trabalho, de forma organizada e com fácil acesso.
Além disso, o uso da Carteira de Trabalho Digital oferece maiores facilidades também para o empregador, uma vez que o contrato de trabalho pode ser registrado utilizando apenas o CPF do empregado.
Afinal, o que é a CTPS
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento fundamental para todo trabalhador brasileiro. Afinal, é nela que estarão registrados todos os contratos de trabalho como salário, adicionais e férias, além do registro de todas as admissões e demissões dos empregados.
Inicialmente, quando foi criada, em 1932, a CTPS tinha o nome de Carteira Profissional.
No entanto, com o passar do tempo e a modernização dos processos, o documento tornou- se robusto e agora, é utilizado também para fins previdenciários, garantindo direitos dos trabalhadores de forma muito mais segura e eficiente.
Desta forma, a o principal meio de registro trabalhista convencional no Brasil, com exceção das contratações realizadas pelo Estado uma vez que tratam-se de outros regimes trabalhistas.
Vale ressaltar que, é direito de todo trabalhador ter sua carteira assinada quando empregado, assim como, é dever de todo empregador assinar a carteira do funcionário e regularizar vínculo trabalhista existente.
Como ter a Carteira de Trabalho convencional
A Carteira de Trabalho convencional, de papel, é ainda o meio mais utilizado pelos trabalhadores. No entanto, isso tende a mudar uma vez que desde Setembro de 2019 elas não são mais emitidas e todos os registros trabalhistas passaram a ser registrados de forma digital.
Ou seja, atualmente, todas as novas anotações referentes às admissões e demissões de funcionários devem ser feitas pelo empregador de forma digital.
No entanto, como existem algumas entidades internacionais ou órgãos públicos que ainda utilizam a carteira convencional, ainda é possível emitir a CTPS em papel com alguns passos:
- Agendar o atendimento por e-mail de acordo com o Estado onde reside, encaminhando em anexo documentos pessoais como CPF, identidade (com foto) e comprovante de residência. Bem como, comprovante de Estado Civil e uma foto 3×4.
Feito isso, é só comparecer no dia agendado e pronto.
Agora se você deseja obter outros documentos de forma digital, veja quais são os oferecidos atualmente no Brasil
Documentos oficiais disponíveis na versão digital no Brasil
Atualmente os brasileiros podem contar com a versão digital de diversos documentos, como:
- CTPS
- CPF
- Título de Eleitor
- CNH
- CRLV
- Identidade
Assim, o cidadão tem um acesso de forma prática e segura a diversos documentos essenciais no dia a dia, sem risco de extravio ou perda justamente na hora em que mais precisa.
Benefícios da Carteira de Trabalho Digital
Utilizar a Carteira de Trabalho Digital oferece uma série de benefícios em termos de celeridade, redução da burocracia para registro de admissão e demissão de trabalhadores
Afinal, através da integração das informações contidas nesses documentos, o Governo Federal consegue gerir melhor através da concentração e integração das informações dos empregados contidas nesses documentos.
Por outro lado, obter uma Carteira de Trabalho Digital facilita e muito a vida do usuário que passa a ter maior praticidade na organização de seus documentos e suas informações, além de reduzir o risco de perda e extravio, bem como aos efeitos do tempo sobre o papel que pode ocasionar rasgos e manchas.
Assim, é importante lembrar que independente da versão utilizada, a Carteira de Trabalho é um documento fundamental para o trabalhador pois é a partir dela que o empregado garante importantes direitos previdenciários como auxílio desemprego, auxílio doença, auxílio maternidade, aposentadoria, entre outros.
Logo, por se tratar de um documento tão importante para o trabalhador, ao escolher a Carteira de Trabalho Digital, o empregado tem acesso a todas as informações de forma muito mais rápida, prática e organizada.
Afinal, o uso da Carteira de Trabalho Digital pretende agilizar e simplificar as contratações e demissões realizadas atualmente, sendo uma ótima forma do trabalhador ter acesso a todas as informações relevantes de um jeito prático e seguro.
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .