Paulo Guedes afirma que a economia pode aumentar 3% em 2022

No dia 14 de setembro, em um encontro com empresários, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a economia pode aumentar 3% em 2022.

Entretanto, será que essa declaração tem fundamento? Continue a leitura e entenda melhor como as projeções econômicas podem afetar o seu bolso!

O que é projeção econômica?

A princípio, entende-se por projeções macroeconômicas, o monitoramento da evolução e tendência de diversos tipos de indicadores econômicos, tais como inflação, crédito, emprego, renda etc.

a economia pode aumentar

Paulo Guedes, ministro da Economia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco Central, toda segunda-feira, divulga o Boletim Focus, que é um relatório que mostra a evolução das principais métricas que norteiam nossa economia.

São mais de 100 instituições ouvidas pelo Banco Central, para que haja uma análise apurada das perspectivas de crescimento a partir de modelos estatísticos.

A Economia pode aumentar mesmo? O que dizem os especialistas?

Por mais que o ministro tenha sido otimista demais, realmente a economia brasileira tem projeções favoráveis de crescimento até o fim do ano.

Para se ter uma ideia, o primeiro semestre fechou com um crescimento de 2,5% no PIB (Produto Interno Bruto), que é a produção de bens e serviços no país.

Segundo o último boletim Focus, a tendência apontada pelos analistas financeiros é de que o país feche o ano com uma alta de 2,65% em relação a 2021.

A retomada das atividades, a injeção de recursos financeiros, o progresso do setor de serviços e alta das commodities são alguns dos fatores que podem explicar o crescimento.

Caso essa projeção se concretize, como isso afeta a vida dos brasileiros?

Partindo do princípio que a economia pode aumentar, a tendência é que haja mais capital estrangeiro injetado no país, pois o risco diminui do ponto de vista dos investimentos.

Com a economia “navegando de vento em popa”, pode-se projetar uma abertura maior de vagas de emprego, representando renda digna para a população.

Com poder de compra, as famílias consomem mais bens e serviços e isso impacta na percepção de bem-estar da sociedade, que ainda não se faz presente por conta da alta inflação.

Quer ver outros assuntos menos densos quanto a Política Econômica? Aproveite que está aqui e continue no nosso portal para ler sobre outros temas diversos.

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Assista ao The Voice Brasil pelo celular

Se você é um fã de reality show musical, certamente não gosta de perder esse tipo de programa. No […]

Leia mais
Casal implanta chip para controlar objetos da casa

Você já imaginou controlar sua casa e resolver algumas coisas do dia a dia com tecnologia? Com o avanço […]

Leia mais
De 10 trabalhadores, apenas três sabem que vão ser substituídos pela nova tecnologia.

De 10 trabalhadores, apenas três sabem que vão ser substituídos pela nova tecnologia. Apesar dessa ser uma notícia um […]

Leia mais