Como consultar Seguro-Desemprego pelo CPF
É possível consultar Seguro-Desemprego pelo CPF de modo online e gratuito. Dessa forma, você pode verificar como está o andamento da solicitação do benefício com poucos passos simples.
Vale destacar que o Seguro-Desemprego tem como objetivo oferecer uma assistência financeira temporária para os trabalhadores em regime CLT que foram demitidos sem justa causa.
Portanto, os trabalhadores formais, ou seja, que possuem carteira de trabalho assinada, e que foram dispensados involuntariamente podem pedir o benefício.
Porém, é necessário estar desempregado e não ter outra fonte de renda para o sustento pessoal ou familiar.
O valor depende tanto do salário quanto da quantidade de vezes que a pessoa já solicitou o benefício. Para fazer o cálculo, é necessário saber qual foi a média dos últimos três salários recebidos antes da demissão.
Além disso, o valor mínimo do Seguro-Desemprego é igual ao salário mínimo vigente, isto é, R$1.412,00 em 2024.
Aprenda a consultar Seguro-Desemprego pelo CPF
Após fazer a solicitação do benefício, é possível consultar Seguro-Desemprego pelo CPF para verificar o andamento do processo.
Conheça, a seguir, três formas de fazer o procedimento de graça, tanto pelo computador quanto pelo celular.
1. Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS)
Em primeiro lugar, você pode fazer o download do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para Android e iPhone (iOS).
Depois, use a sua conta gov.br para fazer login e consultar seguro-desemprego pelo CPF, além de outros benefícios. Vá até a aba “Benefícios” e, em seguida, escolha a opção “Seguro-Desemprego”, onde você poderá clicar no botão “Consultar”.
2. Site do Ministério do Trabalho
Outra alternativa é acessar o site oficial do Ministério do Trabalho, especificamente na página destinada ao Seguro-Desemprego.
Você também pode fazer login com a sua conta gov.br para consultar a solicitação por meio do seu CPF além de ler informações relacionadas ao benefício.
3. Site da Caixa Econômica Federal
Por fim, mais uma sugestão é usar o site da Caixa Econômica Federal, pois ele conta com um serviço para consultar Seguro-Desemprego pelo CPF.
Para isso, vá até a página do benefício e clique em “consultar o pagamento”. Então, selecione o botão “acesse o portal”, informe o seu CPF e faça o login.
Depois disso, vá até a opção “benefícios e programas” e, em seguida, clique em “seguro-desemprego”, onde será possível clicar no botão “consulte seu benefício”.
Acesse os serviços para consultar Seguro-Desemprego pelo CPF
Não perca tempo e utilize os serviços mencionados no artigo para conferir o andamento da solicitação do seu benefício.
Em resumo, é possível obter de três a cinco parcelas, o que varia de acordo com o tempo de trabalho da pessoa antes de ser dispensada.
Lembre-se de que há um prazo para que os trabalhadores possam pedir o Seguro-Desemprego: a partir do 7º dia depois da data em que ocorreu a demissão, até, no máximo, 120 dias após esta mesma data, ou seja, 4 meses depois.
Leia também: Veja como fazer prova de vida do INSS pela internet
Que tal ver mais artigos relevantes? Continue navegando no Jornal Manchete e fique por dentro das novidades!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .