Publicidade

Rita Lee: relembre a trajetória da Rainha do Rock

Rita Lee morreu na última segunda-feira (8). A artista teve um papel fundamental na música brasileira, sobretudo no gênero em que se consolidou, ganhando até mesmo o título de Rainha do Rock.

A notícia de seu falecimento chegou à imprensa por meio de uma nota de seus familiares na manhã de ontem, que dizia: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem (segunda), cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Publicidade

Neste artigo, relembraremos momentos importantes de sua trajetória, que foi marcada pela irreverência, criatividade, bom humor. Ela era, segundo outros músicos e amigos, uma artista à frente de seu tempo. Por isso, é importante registrarmos sua memória. Então, continue acompanhando!

Relembre a trajetória de Rita Lee Jones

Rita Lee foi uma das maiores vozes da música brasileira

Foto: Divulgação/Editora Globo

Rita Lee Jones nasceu no dia 31 de dezembro de 1946, em São Paulo, cidade que, mais do que berço da cantora, foi onde construiu sua vida e carreira.

Ela foi cantora e compositora, além de multi-instrumentista, e marcou época por ser a primeira mulher a ser líder de uma banda de rock. Sempre irreverente, a artista sempre chamou atenção por suas posturas e opiniões polêmicas em um período em que opiniões polêmicas não eram tão bem aceitas. Foi uma ferrenha defensora da liberdade, sobretudo das mulheres. Além disso, militava pela causa animal.

Os Mutantes

Ao longo da carreira, sua voz marcou gerações com a banda Os Mutantes. Nesta, ao lado dos irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista, Rita cantou músicas importantes para o período, como Panis et Circenses, Balada do LoucoAndo Meio Desligado, por exemplo.

Mais tarde, em 1976, já em outra banda e já casada com Roberto de Carvalho, de quem foi companheira até o fim da vida, a cantora foi detida pela Ditadura Militar por porte de maconha. Durante um ano, Rita ficou sob prisão domiciliar. Para fazer shows, era necessário solicitar autorização de um juiz.

Despedida

Além de cantora, compositora e instrumentista, Rita foi, também, atriz e apresentadora.

Em 2012, a cantora fez um show de despedida dos palcos. Na ocasião, anunciou em suas redes sociais que estava se aposentando “dos shows, mas da música nunca”.

Tratamento

Nos últimos anos, Rita Lee esteve reclusa em um sítio no interior de São Paulo, ao lado de Roberto. A cantora deixou três filhos, Beto, João e Antônio Lee, e netos.

Desde maio de 2021, a cantora fazia tratamento contra um câncer no pulmão. Em abril de 2022, no entanto, Beto Lee, um de seus filhos, anunciou que a mãe estava curada. Na ocasião, Beto publicou em uma rede social: “A cura da minha mãe me emocionou pra c******. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”.

Leia também: Conheça o mistério do armário de Pelé trancado há 50 anos

Veja mais notícias acessando o Jornal Manchete.

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Aplicativos para detectar radar – Conheça!

Quer chegar ao seu destino com muita segurança e sem risco de levar multa? Então, precisa conhecer quais são […]

Leia mais
Veja como ouvir música sem internet pelo celular

Antes de tudo, você sabia que escutar música on-line no smartphone pode consumir grande parte do seu pacote de […]

Leia mais
Veja como assistir Netflix Grátis

Um dos fenômenos mais conhecidos da TV, a Netflix é um serviço de streaming por assinatura, com objetivo de […]

Leia mais