Publicidade

7 dicas para não ficar refém do celular

Smartphones são uma excelente maneira de ter tudo, literalmente, na palma da mão. Mas, se você quer saber 7 dicas para não ficar refém do celular, está no lugar certo.

Afinal, ao contrário do que muita gente imagina, a tecnologia pode falhar e trazer sérios problemas, ou pior, o seu uso prolongado também pode prejudicar a sua saúde.

Por isso, confira 7 dicas para não ficar refém do celular. Veja!

Afinal, quais são as 7 dicas para não ficar refém do celular?

O uso excessivo do celular pode impactar negativamente nossa saúde física e mental. Desde interferências no sono até problemas de digestão, passar horas no smartphone pode ter consequências indesejadas.

Publicidade

Neste artigo, apresentaremos sete dicas valiosas para um uso mais saudável do celular, abordando desde a importância de não dormir com o aparelho até a ativação do modo preto e branco da tela.

Descubra como melhorar sua relação com o smartphone e preservar seu bem-estar.

Não durma com o celular

Dormir com o smartphone pode afetar negativamente nossa qualidade de sono.

A luz azul emitida pelas telas inibe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Além disso, as notificações e chamadas podem interromper o descanso. Para uma noite tranquila, evite utilizar o celular pelo menos uma hora antes de dormir.

Não coma com o celular

A prática de comer enquanto mexe no celular pode interferir na digestão e levar ao consumo excessivo de calorias. Distrair-se com o smartphone durante as refeições prejudica a mastigação adequada e contribui para a má digestão.

Reserve um tempo para se concentrar na alimentação, aproveitando cada refeição sem distrações digitais.

Não leve o celular para o banheiro

Usar o celular no banheiro expõe o aparelho a germes e bactérias presentes nesse ambiente.

Além disso, passar muito tempo sentado no vaso sanitário enquanto usa o smartphone pode causar problemas como diarreia e hemorroidas. Mantenha o celular longe do banheiro e preserve sua saúde.

7 dicas para não ficar refém do celular ( Imagem: Freepik)

7 dicas para não ficar refém do celular (Imagem: Freepik)

Administre o tempo para mensagens e redes sociais

O uso excessivo do celular pode indicar dependência. Estabeleça horários específicos para verificar suas mensagens e redes sociais, evitando passar longos períodos no aparelho.

Recursos nativos dos sistemas operacionais, como o “Bem-estar digital” no Android e o “Tempo de uso” no iOS, podem ajudar a monitorar e limitar o tempo gasto em aplicativos.

Ative o modo hora de dormir

Recursos como o “Modo Dormir” no Android e o “Foco Sono” no iOS auxiliam na criação de um ambiente propício para o descanso.

Essas funcionalidades diminuem estímulos e distrações que podem atrapalhar o sono, como notificações e luzes brilhantes. Ative esses modos para promover uma rotina de sono mais saudável.

Desative as Notificações de Apps

As notificações constantes do celular podem ser altamente distrativas. Desligue os alertas de aplicativos ou selecione quais tipos de lembretes são permitidos.

Isso ajudará a reduzir a tentação de ficar constantemente verificando o smartphone e permitirá uma maior concentração nas atividades do dia a dia.

Modo preto e branco da tela

Por fim, é bom ativar o modo preto e branco ou escala de cinza da tela pode tornar o celular menos atrativo e reduzir o tempo de uso.

Afinal, além de promover um descanso visual, essa configuração pode contribuir para uma economia de bateria.

Em smartphones Android, vá em: “Configurações” > “Acessibilidade” > “Exibição e tamanho do texto” > “Filtros de cores” e selecione “Escala de cinza”. Nos dispositivos iOS, acesse “Ajustes” > “Acessibilidade” > “Exibição e tamanho do texto” > “Filtros de cores” e escolha “Escala de cinza”.

Adotar hábitos mais saudáveis em relação ao uso do celular é fundamental para preservar nossa saúde e bem-estar.

Evitar dormir com o aparelho, não comer ou levar o celular para o banheiro, reservar tempo para responder mensagens e checar redes sociais, desativar notificações de apps e experimentar o modo preto e branco da tela são estratégias eficazes para reduzir o tempo de tela e ter uma relação mais equilibrada com o smartphone.

Priorize sua saúde e aproveite ao máximo o mundo real, longe das distrações digitais.

Veja também: Mundial de Clubes 2023 será em Jidá

Dessa forma, agora que você sabe quais são as melhores maneiras de não ficar recém do celular, é só seguir essas dicas e ter uma vida muito mais saudável sem abrir mão da praticidade.

Continue navegando com a gente!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Sente dores nas costas? Conheça aplicativos para acabar com elas

Atualmente, pelo menos 80% da população mundial sofre com dores nas costas. Má postura, ficar muito tempo sentado no […]

Leia mais
Alexandre Pato é apresentado no São Paulo

O mundo do futebol é sempre cheio de novidades e a notícia da vez é que Alexandre Pato é […]

Leia mais
Quais as melhores operadoras de celular do Brasil

Em janeiro deste ano, a empresa Opensignal apresentou o Relatório Brasileiro de Experiência 5G. Com isso, podemos compreender quais […]

Leia mais