Publicidade

Justiça obriga Apple a vender celulares com carregadores

Depois de uma enorme polêmica recente, o retorno de celulares da Apple com carregadores pode ser a novidade no mercado de dispositivos móveis. Isso porque, a Justiça obriga a Apple a vender os celulares com carregadores.

Neste artigo, saiba o que a Justiça Federal decidiu e entenda o porquê de a Apple ter parado de comercializar seus aparelhos com carregador. Confira!

Publicidade

Justiça obriga Apple a vender celulares com carregadores

Celulares da Apple com carregadores

Foto: fabrikasimf/Freepik

Quando ocorreu a decisão da Justiça Federal?

A Justiça Federal decidiu em 14 de março deste ano que a venda de celulares da Apple com carregadores é algo obrigatório. Por isso, em caso contrário, a suspensão dos dispositivos continuará.

Isso ocorreu após a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentar um pedido para manter a decisão do Ministério da Justiça de interromper a venda do iPhone sem o cabo.

De acordo com a AGU, a prática de vender o aparelho sem o carregador pode infringir diversos direitos do consumidor. Isso poderia configurar como venda casada, por exemplo.

Publicidade

Afinal, por que a Apple vendia seus aparelhos sem carregador?

No anúncio do iPhone 12, em outubro de 2020, a Apple declarou que não iria mais vender carregadores junto aos seus celulares. A justificativa está no meio ambiente.

Em janeiro de 2021, seguindo a iniciativa da concorrente, a Samsung também optou por não incluir o carregador e o fone de ouvido em seus celulares.

No entanto, em outubro de 2021, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou ambas as empresas por não terem seguido as orientações para justificar a falta de carregadores.

Leia também: Samsung anuncia celular com bateria potente

Qual é o posicionamento oficial da Apple?

Em setembro de 2022, a Apple explicou em uma nota ao portal de notícias G1 que a remoção dos adaptadores de energia de suas caixas teve como objetivo reduzir as emissões de carbono.

De acordo com a empresa, essa medida possibilitou a redução de mais de 2 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono.

Publicidade

A Apple ainda ressaltou que existem bilhões de adaptadores de energia USB-A em uso no mundo todo, que podem ser utilizados pelos clientes para carregar seus dispositivos.

Não perca a chance de se aprofundar em outros temas interessantes em nosso blog! Navegue agora mesmo e descubra mais artigos incríveis!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Fundador do Orkut anuncia nova rede social

Orkut Buyukkokten, engenheiro turco que fundou a antiga rede social Orkut, anunciou, no último dia 12, que lançará uma […]

Leia mais
A renovação de CNH vencida volta a ter prazo 30 dias

Você sabia que mudou o prazo para renovação de CNH vencida? É sempre bom se informar sobre esses detalhes […]

Leia mais
Confira como assistir TV grátis pelo celular

Todos sabemos o enorme gosto que o ser humano tem pela televisão. Porém, muitas pessoas não tem condições financeiras […]

Leia mais