Veja como funciona o equipamento antidrone
Com o avanço da tecnologia, a humanidade desenvolveu maneiras de se proteger com mais eficiência. Um dos casos mais recentes, é a tecnologia que ficou conhecida na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, neste ano, que consiste em um equipamento antidrone.
Isso porque, o uso desses equipamentos em certos locais pode prejudicar o uso de aparelhos necessários para os voos seguros, entre outras situações.
Por essa razão, se você quer saber mais sobre como funciona o antidrone, confira tudo que preparamos para você aqui nesse artigo. Confira!
Afinal, como funciona o equipamento antidrone
Em primeiro lugar, é importante destacar que toda a curiosidade sobre o acessório aconteceu quando foi visto durante a posse do presidente eleito. Isso porque, foi divulgada a imagem de um agente da Polícia Federal segurando um equipamento com um design de rifle.
Nesse sentido, o policial manuseava uma arma antidrone que foi usada para derrubar um aparelho que invadiu o espaço aéreo da Esplanada dos Ministérios, na capital federal, ao vivo.
Dessa forma, o nome do aparelho é DroneGun Tactical e funciona emitindo uma frequência que interrompe a comunicação entre o drone e o quem estava no controle.
Ou seja, foi exatamente desta forma que o agente conseguiu neutralizar o aparelho invasor, com o policial passando a controlar o aparelho.
Como a PF desativou o drone invasor
Vale destacar que quem manuseia o equipamento, pode manter o drone voando até que a bateria acabe. Além disso, outra possibilidade é pousá-lo em um local para ser destruído.
Além disso, com o dispositivo, os agentes podem ainda localizar quem estava usando o drone por meio de uma função que faz o aparelho voltar ao local de decolagem. Assim, o equipamento da PF derrubou o drone aos poucos.
Por outro lado, a PF não informou quantos aparelhos do tipo foram usados no evento da posse presidencial, por questão de segurança nacional.
Vale lembrar que, durante a posse do novo presidente, algumas pessoas puderam assistir na transmissão ao vivo a aparição de um drone em tempo real.
Acontece que, diante de tanta segurança e todo o monitoramento, não demorou para que a PF retirasse o equipamento do local com tranquilidade e rapidez.
Como surgiu o novo equipamento de segurança
Se você ficou curioso para saber de onde surgiu esse equipamento, fique tranquilo. Afinal, fabricado pela DroneShield, o equipamento pesa cerca de 7,3 kg e pode interromper a ação de drones em um raio de até 2,5 km.
Assim, a arma é elétrica e funciona com bateria de íon de lítio recarregável. Além disso, segundo informações da empresa, o DroneGun Tactical tem antenas direcionais de alto desempenho e pode selecionar e ativar a faixa de frequências de interferência para derrotar o alvo.
Ou seja, com toda essa tecnologia, não resta dúvida de que esses drones terão que se cuidar para não perder o controle em pleno voo.
Veja também: Veja 7 carros hatches que serão lançados em 2023
Por isso, agora que você já sabe como funciona o equipamento antidrone, é só esperar para descobrir o que mais vai acontecer para controlar o avanço da tecnologia que já deixou claro que não deve parar de avançar.
Continue navegando com a gente!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .