Publicidade

O deserto do Atacama está sendo usado como lixão

A justiça chilena está de olho e investiga os possíveis danos ambientais do acúmulo de roupas, carros e outros materiais jogados no deserto do Atacama.

Neste artigo, você vai compreender como é a região, a proporção de lixo jogado e quais são os principais impactos ao meio ambiente. Confira!

Publicidade

Onde fica o deserto do Atacama?

deserto do Atacama

Foto: Sebastian del Val/Pixabay

Embora o deserto do Atacama tenha uma área que alcança parte da Argentina, Bolívia e Peru, o norte do Chile é a região mais turística desse vasto bioma.

São 105 mil km² de deserto, cuja amplitude térmica pode alcançar 40 graus em um dia, algo que contribuiu para o local não ser favorável para o desenvolvimento de povoados.

Além disso, a chuva por lá é um fenômeno raríssimo, sendo que o nível de precipitação anual é menor do que 20 milímetros. O deserto do Atacama é considerado o mais seco do mundo.

Publicidade

O que está sendo descartado no deserto do Atacama?

Infelizmente, as belas paisagens desérticas estão sendo ocupadas com calçados, roupas, carros, pneus e outros resíduos em ruas e vales do Atacama.

Para se ter uma ideia do problema, no norte de Iquique, no Chile, o depósito municipal retirou 8400 veículos das ruas. Além disso, mais da metade das roupas usadas são descartadas ali.

Vale lembrar que mais de 45 mil toneladas de roupas usadas entraram no Chile em 2021, o que representa quase 50 milhões de dólares.

Leia também: Descubra quais são os 5 carros mais econômicos para viajar

Quais são os impactos ambientais desse problema?

Só o consumo excessivo de roupas já é suficiente para causar impactos, uma vez que esse tipo de resíduo leva cerca de 200 anos para entrar em processo de decomposição.

O descarte irregular de materiais naquela região pode ocasionar em um desequilíbrio do ecossistema, especialmente no que se refere à vegetação, cuja região é rica em cactos.

Publicidade

Como muitos dos materiais jogados no deserto do Atacama são queimados, logicamente que isso causa danos ambientais à atmosfera.

Gostou do texto e quer ficar de olho em outras notícias importantes? Aproveite e leia outros artigos do nosso site agora mesmo!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Veja todos os detalhes da Al Rihla, a bola da Copa do Mundo

Tão importante quanto os álbuns de figurinhas, a bola da Copa do Mundo também atrai a atenção dos espectadores […]

Leia mais
7 jogos que fizeram sucesso nos consoles – Confira!

Muitos jogos que fizeram sucesso nos consoles ainda não tiveram lançamento em versões para PC. Por isso, muitos gamers […]

Leia mais
Empréstimo Moneyman. Veja como conseguir!

Com o atual momento que vivemos, muitos microempreendedores sofreram com impacto econômico causados pela pandemia. Uma das saídas utilizadas […]

Leia mais