Publicidade

Veja 5 dicas para não cair em golpes em 2023 e se proteger

Todos os dias há sempre alguém querendo dar uma de esperto para prejudicar outras pessoas, portanto, é essencial ficarmos de olho em algumas dicas para não cair em golpes.

Neste artigo, você vai ver 5 dicas especiais para não se deixar levar pela lábia de alguns golpistas que rondam por aí. Acompanhe a leitura e confira!

Publicidade

Veja 5 dicas para não cair em golpes

dicas para não cair em golpes

Foto: Anna Shvets/Pexels

1- Desconfie do que parece bom demais

Por mais que haja várias fintechs com propostas instigantes de fornecimento de crédito, sabemos que “dinheiro não nasce em árvore” e nem tudo cai do céu.

É crucial que você desconfie de propostas mirabolantes e que parecem só ter vantagens. Limites muito altos, juros zero, crédito na hora e outros argumentos podem ser falsos.

2- Identifique a veracidade do caso

Se alguém com a foto de uma pessoa conhecida te pedir dinheiro, preste muita atenção nessa prática e evite transferir qualquer quantia de imediato.

Publicidade

Tente entrar em contato com a pessoa para descobrir se é algo real ou alguém aplicando um golpe. Isso vale também para várias instituições que não costumam mandar mensagens.

3- Recuse passar seus dados facilmente

Os seus dados são preciosos e essa é uma das grandes dicas para não cair em golpes. Não saia por aí divulgando CPF, RG, conta bancária e demais dados em plataformas desconhecidas.

Verifique sempre se a instituição que solicita seus dados tem princípios básicos de segurança na internet, como certificado SSL, política de privacidade, termos de uso e assim por diante.

Leia também: Aplicativo para ver GPS sem precisar de internet

4- Suspeite de links estranhos

A gente não está em 2000 que qualquer link as pessoas clicavam de curiosidade. Saiba reconhecer quando um link é verídico ou não.

Suspeite sempre de qualquer extensão e conte com um bom antivírus instalado. Se houver insistência para que clique em algo que não conhece, bloqueie a pessoa ou empresa.

Publicidade

5- Verifique os comentários de avaliações

A reputação é algo fundamental em qualquer negócio, portanto antes de comprar ou baixar alguma coisa, verifique a experiência que outros usuários tiveram.

Isso ajuda a poupar um tempo sagrado, pois você reconhecerá se deve ou não dar um voto de confiança. Tente contatar os canais disponíveis pela empresa também.

Agora algo que você pode confiar de olho fechado é na qualidade dos conteúdos aqui do site. Portanto, aproveite que está aqui e leia outros artigos do Jornal Manchete!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Leilão de Motos Detran. Veja como conseguir um veículo

Você quer adquirir sua moto pagando valor bem inferior ao valor da tabela Fipe? Aqui você encontra isso! Varias […]

Leia mais
Melhores destinos nacionais para o fim de ano: veja 5 opções

Antes de tudo, vamos lembrar que estamos a menos de 3 meses para acabar o ano. Dessa forma, o […]

Leia mais
Veja 5 aplicativos para estudar para o Enem 2022

Novembro chegou e com ele, a contagem regressiva para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você vai […]

Leia mais