Publicidade

Veja como está economia do Brasil comparada com outros países

A primeira projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) indica que a economia do Brasil terá um crescimento levemente melhor do o esperado. No entanto, segundo o relatório, este ainda será um pouco lento.

Já para o restante do mundo, o FMI projeta crescimento econômico inferior ao do ano passado. Isso porque os países ainda passam por percalços em virtude da guerra na Ucrânia. Além disso, há uma grande tensão em curso diante da nova onda de Covid na China.

Publicidade

Quer saber mais sobre o que o FMI espera para a economia do Brasil e do mundo para 2023? Portanto, continue acompanhando este artigo. Aqui, falaremos sobre as perspectivas da entidade, além da comparação com os demais países. Confira!

Perspectivas do FMI para a economia do Brasil em 2023

FMI menciona economia do Brasil positivamente em relatório anual

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O FMI menciona a economia brasileira no trecho do relatório que versa sobre juros e inflação. Neste, o fundo indica que o Brasil pode ter melhoria no cenário econômico em virtude da política de aumento na taxa de juros para conter a inflação.

Isso porque, ao longo de 2022, com a guerra da Ucrânia e os reflexos da pandemia, muitos países, incluindo o Brasil, tiveram aumento nos preços do consumo geral. Deste modo, com a elevação das taxas de juros, foi possível refrear a inflação.

Leia também: Consulte o valor do seu IPVA 2023

Assim, o relatório do FMI indica que os países que adotaram esta medida começaram a apresentar resultados positivos recentemente. Deste modo, o texto menciona o Brasil como exemplo disso, dizendo que “o núcleo da inflação está caindo em algumas economias que concluíram seu ciclo de aperto, como o Brasil”.

Juros

Desde o início de 2021, o Brasil implantou a política de aumento na taxa de juros. Com isso, os juros subiram de 2% para 13,75%, ou seja, o patamar atual.

Na comparação com outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, o cenário brasileiro se mostra muito positivo. Afinal, os EUA deram início à adoção do aumento da taxa de juros somente em março de 2022.

Deste modo, ao passo que o ciclo de aumento na taxa de juros no Brasil já terminou, países que implantaram a medida depois, ainda precisam elevar suas taxas.

Para conferir mais notícias como esta, continue lendo o Jornal Manchete!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
5 dicas para presentes no dia dos namorados

Se você quer agradar seu parceiro ou sua parceira e não sabe como, veja 5 dicas para presentes no […]

Leia mais
Conheça os aplicativos para ficar mais jovem

Tem uma galera hoje que adora os apps que envelhecem o rosto. Porém, tantos outros preferem muito mais os […]

Leia mais
Como mudar a cor dos olhos pelo celular

Como mudar a cor dos olhos pelo celular? Se você tem o desejo de ver como você ficaria com […]

Leia mais