Publicidade

INSS: Como usar o aplicativo para saber quando irá se aposentar

Você sabe quando irá se aposentar

A aposentadoria é um momento esperado pela maioria das pessoas. Afinal, depois de anos de trabalho, nada melhor do que descansar e aproveitar a vida. 

Quer saber mais sobre isso? Então, continue neste texto!

Reforma da Previdência: como saber quando irá se aposentar?

Desde o início de 2024, algumas regras da previdência entraram em vigor. Uma delas refere-se aos requisitos de idade mínima. 

Publicidade

Sendo assim, os homens precisam ter 63 anos e seis meses de idade e 35 de contribuição. Já as mulheres, necessitam possuir 58 anos e meio de idade e 30 de contribuição. 

A regra dos pontos também mudou. Ou seja: aquela que contabiliza a idade do trabalhador com o período de contribuição. 

Portanto, a pontuação mínima para homens é de 101 pontos, enquanto para mulheres é de 91 pontos. 

No entanto, essas normas valem para as pessoas que já contribuíam com o INSS, antes de novembro de 2019 — época em que a reforma da previdência foi aprovada. 

Esse é o regime de transição, criado pelo Governo Federal do período, que estabelece algumas alterações até 2031. 

Regra de transição

A regra de transição prevê um acréscimo de seis meses de idade, a cada ano, para a aposentadoria. Além disso, o INSS determina, no mínimo, 35 anos de contribuição para homens e 30 para mulheres. 

Por exemplo, para 2025, os trabalhadores do sexo masculino precisam ter 64 anos, mais o tempo de contribuição para solicitar a aposentadoria. Já as trabalhadoras necessitam possuir 59 anos, mais o período de contribuição. E assim progressivamente. 

Já no caso da aposentadoria por idade, a regra determina 65 anos (homens) e 62 (mulheres), além de 15 anos de pagamento do subsídio. 

Há ainda a regra do pedágio de 100%. Para os servidores públicos, os trabalhadores devem cumprir todo o período que faltava para a aposentadoria. 

Para a modalidade de 50%, os funcionários que estavam próximos de se aposentar, em 2019, a regra determina um período de pedágio proporcional a 50% do período de aporte que restava. 

Como conferir quando irá se aposentar? 

INSS: veja o aplicativo para saber quando irá se aposentar

Foto: Ministério da Previdência Social/Reprodução

Agora que você sabe sobre as novas diretrizes, veja quando irá se aposentar e se prepare para esse momento tão importante.

É possível saber quanto tempo falta para a aposentadoria por meio do site do INSS. Assim, é necessário entrar no site do INSS, digitar o número de CPF e a senha. Caso não seja cadastrado, porém, é preciso registrar uma senha. 

O próximo passo é bem simples. Dessa forma, com o site aberto, basta ir na seção “Outros Serviços”, na parte inferior da página, e clicar em “Simular Aposentadoria”. 

Em seguida, abrirá uma página com sua idade, sexo e tempo de contribuição até o momento. Abaixo, o INSS apresenta a simulação do período que falta para a aposentadoria, de acordo com as regras de transição por categorias: idade, pontos e pedágio. 

Vale destacar que o site permite a visualização dos detalhes, clicando nas setas de cada item, do lado direito de cada um. 

Além disso, a plataforma permite a correção dos dados errados e o recálculo na página. 

App para ver quando irá se aposentar 

Além disso, o INSS disponibiliza o app para conferir quando irá se aposentar. Portanto, basta baixar a plataforma (Meu INSS) em alguma das lojas oficiais (Google Play e Apple Store), acessar a conta com login e senha. 

Depois, é só abrir o menu lateral — que fica do lado esquerdo da página — e apertar “Simular Aposentadoria”. 

Baixe o app:

Leia também: Assista Canção Nova sem pagar nada e enriqueça sua fé!

Confira mais notícias importantes no Jornal Manchete

 

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Você já sabe como sacar o Bolsa Família 2023? Confira aqui!

Levando em consideração que mais de 60 milhões de brasileiros estão na linha da pobreza, um benefício como o […]

Leia mais
Passagens Aéreas com Ofertas Especiais

Convidamos você a participar da campanha promocional de passagens aéreas com ofertas especiais. Você têm vontade de viajar para […]

Leia mais
Saiba como usar visão noturna pelo celular

Sabia que é possível ter uma visão noturna pelo celular? Sim, agora você não precisa mais de uma câmera […]

Leia mais