Publicidade

Veja como reduzir o valor da energia elétrica da sua casa

Reduzir o valor da energia elétrica é um desafio que todos os brasileiros enfrentam independentemente da época do ano.

São muitos os vilões do bolso do cidadão no que diz respeito à economia de energia. 

Mas você sabe o que faz com que a conta de luz venha cada vez mais alta? Neste artigo, vamos apresentar alguns fatores e, além disso, apresentaremos algumas dicas de como reduzir os gastos. 

Quer conferir? Então, continue lendo este artigo!

O que impede o consumidor de reduzir o valor da energia elétrica?

São diversos os fatores e os aparelhos que utilizamos que fazem com que a conta de energia esteja sempre tão alta.

Alguns vilões que são de nossa responsabilidade e contra os quais podemos facilmente lutar são os maus hábitos de esquecer uma lâmpada acesa ou o de manter a TV ligada por muito tempo. 

Além disso, manter a porta da geladeira aberta por tempo demais e não desligar o computador ou notebook da tomada mesmo que ele já esteja carregado e você não esteja usando, pode contribuir para que o valor aumente.

Outros itens que ajudam a aumentar os gastos são secadores de cabelo, pranchas e aparelhos de barbear. Mas não é só isso!

Nas estações mais quentes, reguladores de temperatura, como o ar-condicionado, certamente são os maiores algozes na fatura. Além disso, é comum reduzir a temperatura de refrigeradores, o que faz com que esses aparelhos redobrem sua atividade e gastem mais energia.

Já nas estações mais frias, os banhos quentes e demorados são deliciosos, mas representam um aumento notável na conta de energia. Ou seja, não tem escapatória: os esforços para reduzir o valor da energia elétrica são cada vez mais desafiadores. 

Outro ponto, que não é tanto de responsabilidade do consumidor, é que, nas estações mais secas, a geração de energia nas usinas é afetada por não haver um reservatório de água suficiente para abastecer todos os usuários. Assim, as contas recebem a marcação de bandeiras amarelas ou vermelhas para haver compensação nesses períodos. 

Dicas para reduzir o valor da energia elétrica na sua casa

Agora que você já  tem mais familiaridade com os vilões de conta de luz, está na hora de aprender algumas dicas para reduzir o valor da energia elétrica em sua casa e evitar sustos mensais. Confira!

Prefira a luz natural

Manter as janelas abertas durante o dia ajuda a entrar mais luz natural em sua casa e a evitar que as lâmpadas fiquem acesas por longos períodos. 

Instale cortinas

As cortinas impedem que o sol entre diretamente em sua casa e, portanto, aqueça demais os ambientes. No verão, estas podem ajudar a refrescar os cômodos para evitar o uso excessivo de ar-condicionado e ventiladores. 

Substitua suas lâmpadas por LED

As lâmpadas de LED permitem uma economia de 70% a 90% na energia elétrica em comparação com as convencionais. Além disso, são mais frias, o que permitem também evitar o aquecimento do ambiente. 

Instale um sistema de aquecimento solar

Os chuveiros elétricos consomem energia elétrica excessivamente. Deste modo, a melhor maneira de ter banhos quentes e mornos e reduzir o valor da energia elétrica é com a instalação de um sistema de aquecimento solar. 

Leia também: Como ver o calendário de pagamento do Bolsa Família

Gostou de conhecer essas dicas? Então, continue acompanhando os conteúdos do Jornal Manchete e saiba muito mais!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Conheça o interior da primeira Picape Elétrica

Conheça o interior da primeira Picape Elétrica e como ela pretende conquistar seu coração de vez. Afinal, ela reúne […]

Leia mais
Veja como está economia do Brasil comparada com outros países

A primeira projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) indica que a economia do Brasil terá um crescimento levemente melhor […]

Leia mais
Aplicativos para assistir novelas pelo celular

Todos sabemos a importância da tecnologia digital nesta época que estamos vivendo. A televisão é um objeto muito utilizado […]

Leia mais