Imposto de Renda 2023: como consultar restituição
Termina no próximo dia 31 o prazo para declarar o Imposto de Renda 2023. Se você já fez isso, no entanto, já é possível consultar sua restituição por meio do aplicativo para celular e pelo computador.
Por meio dessas duas ferramentas, portanto, o contribuinte pode verificar o calendário, além de checar a situação de sua restituição. Ou seja, pode ver quando, aproximadamente, o valor cairá em sua conta.
Neste artigo, portanto, apresentaremos todas as informações sobre como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023 por meio do aplicativo ou computador. Além disso, indicaremos algumas datas do calendário da Receita Federal. Confira!
Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2023?
O procedimento para fazer a consulta da restituição do IR 2023 é muito simples. O contribuinte pode fazê-lo tanto por meio do site da Receita Federal pelo computador, quanto pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
No segundo caso, o contribuinte deve acessar as lojas de aplicativo de seu sistema operacional de preferência e fazer o download gratuito da ferramenta nos links abaixo:
Ao fazer a consulta, é possível saber o estágio do processamento da declaração. Ou seja, o contribuinte pode certeza se está tudo em ordem com os dados e números que enviou ou se, por outro lado, caiu na malha-fina.
Quando a restituição começa a ser paga?
Os valores da restituição começarão a ser enviados aos contribuintes que já declararam a partir do dia 31 deste mês. A disponibilização ocorrerá em lotes de acordo com a faixa etária, começando pelos cidadãos que têm idade superior aos 80 anos.
Já o segundo lote corresponde aos contribuintes acima de 60 anos ou com deficiência ou doença grave, a partir do dia 30 de junho.
Em 31 de julho, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério começarão a receber a restituição. No mesmo dia do mês seguinte, aqueles que declararam o IR no formulário pré-preenchido ou solicitaram o depósito via PIX recebem a restituição.
Por fim, os demais contribuintes receberão a restituição a partir de 29 de setembro.
Leia também: 4 dicas para restituição do Imposto de Renda
Quer conferir mais notícias como esta? Então, continue lendo o Jornal Manchete!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .