Publicidade

Como verificar placas de carros em 2024

Consultar periodicamente as placas de carros é uma forma de manter em dia as questões burocráticas sobre o veículo. Este acompanhamento é importante para conseguir informações como saber se há multas ou impostos em aberto, por exemplo.

Além disso, a consulta da placa pode auxiliar quando a pessoa deseja comprar um veículo usado, pois é possível saber se ele já foi furtado ou roubado, se já foi envolvido em algum acidente registrado ou teve passagem por leilão.

Publicidade

Conheça o aplicativo Olho no Carro

Para isso, existe o aplicativo Olho no Carro, que não solicita o Renavan para obter informações, como sites de órgãos públicos. Basta ter a placa para ter o histórico do carro, moto ou caminhão (e outros).

O app mostra apenas as informações nacionais e estaduais que tiverem algum tipo de registro – documentos, boletins de ocorrência ou seguros acionados.

É possível saber sobre débitos (IPVA, licenciamento e DPVAT), multas, tabela FIPE, restrições, recall, histórico de roubo, sinistros e leilões, por exemplo.

Publicidade

E as informações proporcionadas pelo app não param por aí. Ainda é possível ficar por dentro dos custos de peças e de manutenção, comparação de modelos, riscos de comercialização, histórico de quilometragem, entre outras informações.

Como baixar o aplicativo para consultas placas de carros

O app está disponível para Android e iOS. Para baixar o Olho no Carro, basta acessar o site oficial ou as lojas do Google ou da Apple e ter a placa do carro em mãos. Ao baixar o app, siga os passos:

placas de carros

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

  1. Na tela inicial do aplicativo, você pode fazer uma consulta grátis;
  2. Ou, você pode tocar em “Entrar” – se você já tem uma conta, pode fazer o login direto e, caso ainda não tenha, é ali que você cria uma;
  3. Dentro do seu perfil é possível adquirir créditos, copiar cupons e fazer as consultas;
  4. Rolando a tela para baixo, selecione o que quer consultar, insira a placa ou o chassi, siga o passo a passo indicado na tela e vá em Consultar. Pronto! As informações sobre o veículo aparecerão.

Tipos de informações e consultas

Porém, a consulta gratuita de placas de carros dá acesso apenas a informações básicas, como as notas dadas por donos de veículos da mesma marca, ano e modelo, e um review. Para obter o histórico completo de cada veículo, é preciso pagar.

Atualmente, o aplicativo disponibiliza sete tipos de consultas pagas e também quatro tipos de pacotes. Cada consulta e pacote tem um valor, conforme a abrangência de dados disponibilizados.

Publicidade

As consultas são: Veículo Completo, Veículo Essencial, Leilão + Dados do Veículo, Gravame (status de financiamento), Dados Cadastrais, Score de Crédito, e Débitos e Multas. Há também o Pacote 1000, Pacote 500, Pacote 300 e Pacote 150.

Baixe aqui o aplicativo para consultar placas de carros:

Leia também: Saiba como podem ser os carros do futuro segundo a CES

Continue acessando o Jornal Manchete!

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Conheça os melhores apps para controlar rotinas diárias

Os aplicativos que ajudam na rotina e organização são ferramentas imprescindíveis no mundo moderno. Isso porque estes contribuem com […]

Leia mais
Veja como baixar vídeos do instagram

Veja como baixar vídeos do Instagram de um jeito simples, prático e rápido. Afinal, se você quer salvar aquela […]

Leia mais
Confira esta lista com 4 jogos que serão séries em breve!

Depois do sucesso de “The Last Of Us” na HBO, seria inegável que outros streamings teriam a intenção de […]

Leia mais