Publicidade

Saiba agora se os seus produtos são originais!

Existem algumas marcas que, quando vamos adquirir algo que elas oferecem, nos perguntamos: estes produtos são originais? Dá para confiar? Atualmente, a indústria da falsificação é gigante, mesmo diante da criminalização desse tipo de prática.

Estes produtos estão até mesmo nas grandes plataformas online de vendas. Por um lado, alguns vendedores ainda avisam que se tratam de mercadorias “similares”; por outro lado, há outros que juram que são originais, quando não são.

De certa forma, há algumas peças que só de olharmos já sabemos que são falsificadas – isso caso já tenhamos visto ou usado uma original. Mas outras são tão bem feitas, que é preciso um olhar mais apurado para identificar a falsificação.

Publicidade

Então, como saber se o que estamos comprando é ou não falso? Alguns aplicativos podem ajudar nisso.

Confira se os produtos que está comprando são originais ou não

Selecionamos alguns aplicativos para te ajudar quando tiver dúvidas sobre a procedência de uma peça. Confira:

CheckCheck

Um dos apps para saber se os produtos são originais é o CheckCheck. Ele foi desenvolvido para Android e iOS e seu público-alvo são colecionadores, revendedores e aficionados por tênis. Para começar a usá-lo, você precisa criar uma conta e colocar um valor em créditos.

Inicialmente, logo que entra no app, você pode conferir algumas fotos de usuários, indicando os produtos já verificados e informando sobre sua originalidade.

Para saber se seus tênis são originais, você deve ir até a seção de autenticação e escolher a marca e o modelo.

Então, você deverá enviar 6 fotos do calçado, da etiqueta e da caixa, conforme indicam os campos. E você pode captar as imagens pela própria câmera do app.

Por fim, autenticadores especializados da equipe do aplicativo são responsáveis por verificar cada imagem manualmente. E você pode escolher se quer receber o retorno em 30 minutos (consumo de 3 créditos), 4 horas (2 créditos) ou 12 horas (1 crédito).

Scantrust

Já o Scantrust também está disponível para Android e iOS, mas é gratuito e você pode utilizá-lo para identificar se vários tipos de produtos são originais.

Diferente do Check Check, ele analisa QR Codes e algoritmos para saber se os produtos são originais ou falsos. Além disso, é possível também fazer a verificação usando números de série.

Para isso, basta fazer a leitura do código QR do produto com a câmera do app. Além de analisar a autenticidade da peça, o Scantrust fornece informações sobre sua origem, detalhes de produção, data de validade, detalhes de envio, entre outras.

produtos são originais

Foto: Scantrust/ Divulgação

Caso seu produto não seja original, o app permite ainda que você notifique o fabricante oficial. Além disso, é possível também ter informações sobre diversas promoções pelo aplicativo.

Verisart

O Verisart foi desenvolvido não exatamente para você saber se produtos são originais. Isso porque ele é um app específico de verificação da autenticidade de obras de arte. Além disso, você também pode usar o aplicativo para gerar um certificado de autenticidade para sua obra.

Ele está disponível para iOS e seu uso é bastante simples. Basta abrir o app, tocar na sessão de identificação e fazer fotos diretamente com a câmera do Verisart. O app pede o envio de fotos da obra como um todo e da assinatura do artista (quando há), por exemplo.

Além disso, por meio dele, os próprios artistas podem enviar informações sobre seus trabalhos e é possível ainda registrar a propriedade em um livro-razão permanente.

Baixe aqui os aplicativos:

Leia também: Veja como descobrir se a tela do iPhone é original

Continue acessando o Jornal Manchete.

 

Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .

Últimos posts
Como verificar placas de carros em 2024

Consultar periodicamente as placas de carros é uma forma de manter em dia as questões burocráticas sobre o veículo. […]

Leia mais
Grupo City confirma interesse na compra do Bahia

Na última quarta-feira (28), o Grupo City apresentou ao Esporte Clube Bahia a proposta oficial para adquirir 90% de […]

Leia mais
Aplicativos para assistir NBA: confira

O basquete é um dos esportes mais consumidos no mundo. No Brasil, você pode assistir NBA, por meio dos […]

Leia mais