Veja como funciona a tecnologia do impedimento na Copa
Para identificar linhas de impedimento durantes os jogos, a FIFA adotou a tecnologia do impedimento na Copa do Mundo 2022. Por meio do VAR, é possível decidir a regularidade dos gols. Entenda melhor como ele funciona!
Afinal, o que é o impedimento no futebol?
Com toda a certeza, o impedimento é uma das regras mais polêmicas do futebol. Um dos casos mais recentes da regra foi durante o jogo da seleção brasileira contra a Suíça. Em que Richarlison, em posição de impedimento, ajudou no passe que traria o gol de Vinícius Jr.
No campo, o impedimento não foi visualizado pelo bandeirinha, mas a tecnologia VAR identificou a ilegalidade do gol e o anulou. Para você entender melhor como funciona essa tecnologia, é preciso relembrar o que é o impedimento no futebol.
Em suma, a regra existe para tornar os jogos mais justos e menos maçantes. Afinal, sem ela bastaria que os atacantes ficassem esperando a bola na área do adversário para fazer o gol.
Portanto, para ser considerado posição de impedimento, e irregular, o jogador precisa estar, simultaneamente:
- no campo do adversário;
- mais próximo da linha do gol do que os dois penúltimos jogadores adversários e a bola;
- participar ativamente do lance que dará o gol ou tocar na bola.
No entanto, a posição ilegal exclui os braços e mãos do jogador. Além disso, o passe também não é ilegal em casos de arremesso lateral ou tiro de meta.
Como funciona a tecnologia do impedimento na Copa?
A tecnologia adotada pela FIFA nos jogos da Copa do Mundo, no Catar, utiliza 12 câmeras em todo o campo do estádio. Dessa forma, as câmeras conseguem identificar 29 pontos dos corpos dos jogadores, que são analisados por uma inteligência artificial.
Além disso, as bolas também se utilizam de um sensor, que envia dados por segundo para a tecnologia central. Dessa forma, é possível identificar as irregularidades por meio dos vídeos e, assim, passar a informação para o árbitro no campo.
Por fim, quando a irregularidade é confirmada, a tecnologia do impedimento na Copa envia uma imagem em 3D, direto para o telão que transmite a partida no estádio. Tornando tudo mais fácil. Bem interessante, não é mesmo?
Leia também: Carne folheada a ouro faz sucesso no Qatar
Quer saber mais curiosidades como essa?
Então, aproveite e continue navegando no nosso site!
Quer acompanhar mais informações sobre tecnologia? Então, continue lendo as notícias do Jornal Manchete .